12/06/2013

O protesto que a mídia não mostra.

Foto: Folha de São Paulo
REVOLTA!
A única coisa que eu consigo sentir neste momento é REVOLTA!

Eu apoio veementemente o movimento contra o aumento das tarifas abusivas do transporte público e quero ir pra rua e lutar junto com quem está lá, porém tenho medo de sair e apanhar simplesmente por estar exercendo o meu direito de me expressar.

Alguém acha isso justo num país democrático?

Não quero e nem vou quebrar nada, porém quem me garante que só por estar lá gritando com um cartaz na mão não serei considerada inimiga e poderei até ser presa?
Se até jornalista apanhou e está preso...

Enfim, o que mais me revolta é que tem tanta coisa envolvida nestas manifestações que as pessoas não se dão conta...

As pessoas não veem em momento algum a cobertura enfatizar a razão da manifestação (o aumento abusivo das passagens) e não se questiona sobre?

É IMPRESSIONANTE O GRAU MANIPULAÇÃO A QUE ESTAMOS SENDO SUBMETIDOS!

Há muitas pessoas - e isso inclui desde gente muito pobre até intelectuais como Sr. Arnaldo Jabor - reclamando que os jovens que estão indo pras ruas são rebeldes sem causa que estão reclamando SÓ POR CAUSA DE VINTE CENTAVOS a mais na tarifa de ônibus.
Além disso, alegam ainda que o povo deveria lutar contra a corrupção, contra a violência e contra uma série de outras mazelas deste país, contudo o que estas pessoas não entendem é que:

1 - Ao protestar por algo que pode ser medido em números (como o valor da passagem do transporte) é possível mensurar os resultados e com isso mostrar para a população que vale a pena ir pra rua pra lutar contra a corrupção, a falta de segurança pública, a saúde precária e tantas outras coisas.

2 - Protesto não é o mesmo que passeata! E em qualquer protesto SEMPRE VAI EXISTIR CONFRONTO, o que quer dizer gente machucada, algumas coisas quebradas e muita coisa fora do normal, incluindo o trânsito.

3 – A grande maioria de manifestações populares é ligada a um ou vários partidos. O que não quer dizer que todo mundo que está lá é associado a algum desses partidos.
(*Neste caso, pelo que pude perceber, o movimento está sendo apoiado por partidos como o PSTU, PDB, PSOL e PV)

4 – Sempre haverão infiltrados contratados por bases governistas (municipais, estaduais ou federais) para causar danos à cidade e com isso legitimar abusos por parte da polícia, colocando o povo contra o próprio povo.

5 – N-A-D-A neste país vai mudar se quem for pra rua continuar apanhando e ainda ser recriminado pela própria população pela qual luta.

6 – O maior interessado em calar as vozes destas pessoas é esse sistema público brasileiro que TODO MUNDO TANTO CRITICA, mas que na hora do vamos ver não faz NADA.

7 – É muito fácil ficar em casa reclamando nas redes sociais e falando que antigamente as pessoas lutavam pelos seus direitos. O difícil é ir, meter as caras e tentar mudar as coisas de verdade ou antes de criticar  parar e analisar o que acontece e o que não está sendo dito.

8 – Convenhamos que pelo volume de gente que foi às ruas durante estes dias, se a maioria quisesse realmente vandalizar, o estrago seria milhares de vezes maior.

9 - Enquanto aqui a imprensa e a população se voltam contra quem se manifesta, lá fora os jornais de todo o mundo mostram que a juventude nacional se revoltou contra os abusos econômicos e é apedrejada por todos os lados.
*A incoerência fica por conta de que quando nós vemos qualquer manifestação de outros países achamos lindo como as pessoas são politizadas e lutam por seus direitos.

10 - É por essas e outras que as novas gerações preferem ir embora do país e deixar sua força de trabalho e suas mentes criativas enriquecerem outras nações.

De qualquer forma, novamente afirmo que mesmo com toda a minha convicção sobre a legitimidade dos protestos, sou completamente contrária a qualquer tipo de vandalismo.

Nenhum comentário: