15/04/2013

Redução da maioridade penal? Reflita um pouco mais.


Jogar menores em uma cadeia com adultos já formados psicologicamente só vai ajudá-los a ficar ainda piores do que já são. Há que se ter uma politica governamental que realmente auxilie na ressocialização destas pessoas lá dentro e principalmente aqui fora.


Por que não obrigar a todos os que estão presos a aprender um ofício dentro da cadeia (com o salário revertido em ajuda às famílias e em melhorias dentro da própria cadeia)?

Porque não obrigá-los a estudar lá dentro? Isso não deveria ser opcional, deveria ser obrigatório, haja vista que a educação é a única forma de mudar as coisas.

Eis duas formas de punir. Força-los a fazer o que não quiseram ou não puderam aqui fora.

As coisas muitas vezes não são tão fáceis de resolver.
Quando se pensa em colocar um menor infrator numa cadeia comum se pensa apenas em mascarar o problema, tirar de perto de você e colocar onde ninguém possa ver.  Como esquecidos de uma sociedade hipócrita que finge não saber que um dia eles estarão de volta as ruas ainda piores.

Além disso, quanto mais se diminuir a maioridade penal, pessoas cada vez mais jovens serão cooptadas pelos crime. Nada muda! Hoje serão os de 16 anos, amanhã os de 12. E ai, faremos o que? Mataremos todos eles?

É preciso melhorar o sistema carcerário, as politicas públicas, a educação e a forma de lidar com os menores infratores e com os criminosos de forma geral.

Se livrar temporariamente do problema é que não resolve em nada a situação.

Nenhum comentário: