03/12/2008

Homem primata, capitalismo selvagem...


Vida de ESTUDANTE universitário é mesmo árdua, não é ?
Salas de aula cheias, professores desmotivados (alguns!), colegas "oba-oba" e um sem-número de dúvidas sobre as matérias, a profissão, o futuro, o passado, os caminhos...

Mas, se tem uma coisa que deixa qualquer estudante de cabelo em pé é o famigerado estágio. Ô situação difícil viu!?
Tem gente que é obrigada a estagiar para cumprir a grade do curso escolhido.
Contudo há os que desejam fazê-lo para integrar-se ao mercado e aprender na prática o ofício escolhido.
Porém, uma dúvida é inerente a qualquer colega de cadeira acadêmica: Por que diabos as empresas acreditam que estagiário não precisa de dinheiro e deve ganhar uma miséria?

Ok! ok! Eu sei ! As empresas usam a desculpa da vivência na profissão para explorar a mão de obra barata, inexperiente e muitas vezes desesperada para "entrar na área".
Mas será mesmo que eles acreditam que uma pessoa que ganha R$ 300,00 por mês estará motivada para fazer um trabalho de qualidade, com entusiasmo e dedicação?
Não, eu não acredito nisso!
A curto prazo, pode ser que o novato desempenhe bem seu papel e se esforce, mas trabalhando durante meses num ritmo pesado, nem o mais dedicado dos profissionais consegue se sentir motivado, sem o estímulo financeiro adequado.

Afinal, as empresas assumem o papel da "filosofia do lucro" sobre todas as coisas e o tão proclamado endomarkentig se desfaz, como em um discurso do time que perdeu o título no minuto final do campeonato.

Como quem parafraseia a Rede Globo, eu só posso dizer: "Exploração, a gente vê por aqui!"

5 comentários:

Camilla Reis disse...

"Vida de ESTUDANTE universitário é mesmo árdua, não é ?"
bom, como eu ainda ñ sou universitaria, eu ñ sei, mas dando enfase no estudante em si, COM CERTEZA. e eu sou uma prova viva disso, e afirmar com todas as letras. vida de estudante é dificil, é dificil como que.
xD
amei o blog.
;*

Pequeno Luiz disse...

realmente, vida de estudante nao é facil mesmo...

Camilla Reis disse...

aii, adorei a dica, e já estou pondo em prática desde já ! ;}
sugestões suas são claramente sempre bem vindas.
beijoos

Anônimo disse...

Filma eu, Galvão!
Vida difícil né? Eu cheguei a estagiar de graça só pq era num lugar de nome. Vale a pena, mas por pouco tempo. Beijo!

M. Valeriano disse...

Vamos lá, todos girando de acordo com o sistema!
È difícil admitir, mas estamos nessa roda tão complicada de sair.
Ideais, conceitos...
Como aplicar isso, se tudo que me move necessita de dinheiro?
Eu prefiro desafiar, e torcer para que esses dois anos passem logo, desafiando todos e a mim mesmo.

Com certeza algum playboy ficou com os R$ 300,00 por mês.