10/09/2008

Ler ou não ler? Eis a questão...

Eu sou uma pessoa que pensa muito e deseja mais ainda.
Até ai lindo, só tem um porém: Não consigo ser determinada a ponto de ficar horas, dias, meses trabalhando numa coisa que não me dá resultados.

Gosto de coisas objetivas ! Quando preciso de algo vou lá vejo a definição, entendo, assimilo e boto a mão na massa.
Comigo é tudo nesse momento agoooooooora!
Não quero ficar pesquisando, pesquisando, pesquisando a vida tooooooooda... não tenho saco e nem vocação!

Aliás, saiu uma entrevista da revista SuperInteressante (agosto/08), com o psicanalista e professor de literatura Pierre Bayard, onde ele afirma que "é possível sim ser culto sem ter lido uma obra da primeira a última linha, pois o mais importante não é ter lido várias obras por completo, e sim saber se orientar, situar o livro e o autor dentro de um conjunto."

Portanto, as dúvidas de hoje são:

Até que ponto uma pessoa consegue ser um bom profissional, sendo superficial ?
É preciso ler de tudo para ser inteligente?

4 comentários:

Dannn disse...

hummm xo ver
meio q nao entendi masss
eu não sou de ler nada, acho que para ser um bom profissional não é necessario ler tudo, você tem que absorver as coisas mais importantes e essenciais que te ajudem no momento ou no futuro, é meio complexo isso muitos vão dizer que é necessario outros não.
bjo muiéeeeeeeeeeeeeee
saudade

Anderson Marin Lima disse...

eu li essa reportagem... Eu concordei e discordei do "amigo"... Eu acho que você consegue conversar sobre uma obra sem ler tudo, mas não dá para debater sobre um livro sem lê-lo todo...

E para ser um bom profissional, mais do que a leitura, eu vejo outros fatores: competência, esforço, talento, aptidão, comprometimento. Ler ajuda bastante, amplia o vocabulário, "abre a mente", já que você consegue imaginar outras situações e em algumas, você já está preparado ara enfrentá-la.

Leitura ajuda muito não somente a ser um bom profissional, mas para você se desenvolver como pessoa, se informando sobre o que acontece no seu bairro/cidade/estado/país/mundo, se informando sobre seus direitos... E muitas vezes, a leitura te leva a refletir sobre coisas que você não imaginava, mas que podem ajudar muito nas escolhas.

Cauzinhaw disse...

Minha amiga, o que importa é o conhecimento que você adquire no seu dia-a-dia, o que você absorve de bom para si... Claro que ler é bom, mas não é preciso ler TUDO para se axar inteligente, ser um bom profissional!! Competência, boa vontade, talento, habilidade, concertezam contam muito mais! E isso tudo, sei que você tem de sobra!! E auto-confiança também, acima de qualquer coisa!
beijos amore

Prazer, Daise disse...

Su, eu li essa matéria da Super mas não concordei pois acredito que a leitura é uma das principais fontes do conhecimento. Uma das.

E justamente por vivermos num mundo se superficialidades é que é importante ler, aprender sobre várias coisas. É claro que isso não define se você é ou não um bom profissional, já que boa leitura não define caráter, nem te dá habilidades que você não possui, mas pode ajudar na criatividade, na facilidade em entender e resolver coisas. Te ajuda a escrever melhor, a se situar e acredito que até para assistir a um programinha tosco na tv é preciso ser inteligente, assim é possível ver, analisar e separar o joio do trigo. Quem tem a mente limitada, ri das tosquices como se estas fossem realmente importantes.

Ler é importante não somente para discutir sobre o livro, não somente para conhecer e entender a obra de determinado autor, mas principalmente porque amplia os nossos horizontes.