02/12/2011

Encontrando o "Pode ser?"


Hoje eu tive uma certeza...
Escrever é um hobby e sempre foi imensamente prazeroso, mas agora sei que não é isso que eu desejo fazer para o resto dos meus dias.

Ok, explico!

Conforme havia postado estes dias, acabei de sair de uma empresa onde trabalhava numa redação, postando nas redes sociais e produzindo notas para um site. Até ai, tudo bem! Saí porque não curti inúmeras coisas e estava super confusa com relação a minha vocação.

Daí ontem fui chamada para uma entrevista em uma agência de comunicação e a vaga era justamente para trabalhar na redação. Só que desta vez o assunto era algo que eu conheço e gosto bastante e por isso resolvi aceitar para ver se o meu problema era aqueeeeeele trabalho que larguei, com todos os seus prós e contras, ou se o que eu não queria era ficar sentada, absorvendo conteúdo e colocando o que vejo em palavras.

Pois bem, relutei mas acabei indo hoje logo cedo fazer o teste, lááááá onde Judas perdeu as meias, só para ver qual era a minha.

Durante todo o processo estava tranquila, não travei, não fiquei nervosa, não tive vontade de sair correndo, nem nada. Mas ali, naquele lugar, senti que tudo aquilo me parece tedioso e que não tenho o menor tesão em continuar nesse caminho. Lá percebi que aquilo não faz o menor sentido pra mim.

Posso até mesmo ter uma certa habilidade com as palavras, mas não, não é isso que eu quero fazer!

Me lembro que uma vez, na faculdade, quando um professor disse que o jornalista não tinha autonomia e nem poder para mudar algo. Que ele era apenas o cara que relata as coisas, "bota a boca no mundo" e mostra onde estão os acontecimentos. Naquele mesmo dia senti que a minha função no mundo está muito além de mostrar o que vejo com palavras.

Mesmo assim resolvi continuar! Achei que era apenas medo de não dar certo na profissão. O resultado é que tentei... Tentei e descobri que gosto de pensar e botar em prática estratégias, de ser o agente transformador, aquele que faz a diferença.

Escrever, para mim, é diversão e acima de tudo requer inspiração. Já o meu negócio é botar a mão na massa e ficar nos bastidores, produzindo, vendo todas as etapas de um trabalho.

Não desvalorizo de forma alguma o trabalho do jornalista que escreve em assessorias ou redações, apenas sou diferente e agora vejo que meu caminho não é e nem será este.

Agora sinto que o que eu quero de verdade é estar no olho do furacão!

Um comentário:

Anônimo disse...

Talvez tenha chegado a esta conclusão justamente por ter estudado jornalismo.Abriu as ideias.SACOU???

Fran