11/05/2011

Ainda sobre o uso das palavras

Após alguns dias pensando sobre o que escrevi no texto sobre a banalização de termos da saúde mental, me veio à cabeça que algumas pessoas podem confundir meu ponto de vista com falta de comprometimento em analisar as queixas alheias. Como se eu achasse que todo mundo que reclama ou pede ajuda é leviano.
Contudo, o que critico é o uso indiscriminado das palavras para designar uma situação.

Durante quatros anos de faculdade fui chamada a observar o poder que uma palavra mal colocada pode ter sobre qualquer situação, daí que há dois anos trabalhando como Agente Comunitária de Saúde percebi que além da mídia, muitas pessoas - pacientes e profissionais da área - fazem mau uso das palavras e com isso podem estigmatizar alguém pelo "simples" fato de ter usado a palavra errada, na situação errada.

Acredito que podemos e devemos sim ter condescendência com aqueles que falam coisas por não saber se colocar de outra forma. O que não podemos é nos furtar ao dever de esclarecer ao outro aquilo que sabemos, pois só assim será possível ajudá-lo a aprender a se colocar melhor e evoluir culturalmente.

Nenhum comentário: