19/06/2013

O que queremos?



Participei anteontem da manifestação na Praça da Sé e foi uma momento de reflexão muito grande acerca de tudo que vi estando lá e o que havia visto antes na mídia.

Para começar posso dizer que foi lindo ver que a mobilização social e todo o desejo de mudança que estava claro no rosto das pessoas.
Contudo é preciso observar que para mudar é preciso não só reclamar, mas sim propor ideias que possam ser executadas, assim como aconteceu com a exigência na revogação do valor das passagens.

Devemos perceber que existe uma grande diferença entre aderir a um protesto e fazer volume sem pensar e nem trazer nada de novo a ele.
E digo isto por ter visto que muitas pessoas estavam lá, mas encaravam a manifestação como um evento e não como uma causa importante.
Vi gente com cervejinha na mão pulando como se estivesse numa micareta, gritando indignada enquanto jogava a embalagem do que comia no chão e tirando foto com a multidão de fundo - numa espécie de Rock in Rio #EuFui .

Todo mundo quer ser o herói de uma geração, aquele que lutou e fez história, mas a pergunta é: COMO?

Este é o momento para nos engajarmos politicamente e conhecermos mais sobre como funciona nosso sistema. Falta maturidade e consciência política!
Estamos condicionados a levar as coisas na maciota, alienados num mar de informação, sem assimilar as ideias vindas de todos os lados.
Somos acostumados a ver, achar legal e compartilhar, tudo isso sem ir atrás de outras fontes e nem verificar a veracidade das informações.

É necessário mostrar a insatisfação? Sim! Mas também é importante saber sobre o que se fala para então propor mudanças argumentando e trazendo transformações de verdade.

Gritar contra a corrupção ou a favor da educação, segurança, transporte e saúde é louvável, mas o mais legal é poder chegar e dizer que é contra a PEC 37, que exige a condenação dos culpados pelo mensalão, o fim do foro privilegiado e a aprovação do projeto que criminaliza a corrupção.

Fora isso podemos sair às ruas para apoiar as súplicas de professores, policiais e médicos que sonham em ter melhores condições de trabalho, a começar pelos salários.

O que não dá é para sair bradando contra tudo ao mesmo tempo e assim descaracterizar o significado de cada manifestação que houver.

Não desmereço aqui a presteza e a colaboração de todas as pessoas que se dispuseram a sair às ruas para tentar mudar alguma coisa, mas só espero que nada disso seja em vão.

Afinal, o que queremos?
Ser a capa do jornal do dia seguinte ou a matéria digna dos livros de história?


18/06/2013

Quem tudo quer, nada tem.



O que aconteceu ontem foi uma das coisas mais bonitas que eu já vi na vida, pois mostra que o Brasil não é um país de gente passiva, que só se manifesta quando o assunto é futebol ou carnaval.
A tomada das ruas feita por mais de duzentas mil pessoas em todo o país reflete claramente o grau de insatisfação da população com inúmeras situações com as quais convivemos cotidianamente.

Todavia, há que observar que o motivo original desde o início do movimento é a redução das tarifas do transporte público e seria importante que as pessoas, por hora, se concentrassem na base desta questão até a resolução do problema.

Sabemos que há uma demanda enorme de coisas que destroem a autoestima do povo brasileiro, porém se não focarmos no motivo principal todo o protesto cairá no vazio das coisas imensuráveis.

Se tornarmos a manifestação um ato de "descontentamento’ ou ‘insatisfação geral’ ela acabará não tendo resultado prático, pois não terá foco, e é isso que o poder público deseja. Eles não querem a discussão sobre o transporte, muito menos que as pessoas possam ter influência prática nos rumos das políticas públicas através de ações diretas.

Lutar contra a corrupção, a PEC 37 ou os gastos exorbitantes e mal utilizados para a Copa do Mundo é tão importante quanto gritar por saúde, educação e segurança públicas mais dignas, contudo é preciso ser objetivo para atingir o primeiro ponto e então ir em busca de todas essas outras coisas.

Na verdade, muita gente não percebe que para se conseguir resultado é preciso causas concretas e propostas coerentes.

Neste momento, além da diminuição do valor das tarifas de ônibus, uma boa causa para se fazer ouvir e conseguir atingir a questão da corrupção é sair às ruas exigindo que todos os pedidos de recursos dos condenados do mensalão sejam negados pelo ministro Joaquim Barbosa.

Outro motivo claro para reclamar por direitos é a votação da PEC 37 - emenda constitucional que limita os poderes de investigação do Ministério Público e que com isso pode se tornar uma forte arma a favor da impunidade - que será votada em plenário no próximo dia 26/06.

Para finalizar, há que se atentar para as reais motivações de adesão aos protestos, pois as manifestações foram e são legítimas, mas é preciso tomar cuidado para que o ato de participar de um evento desta magnitude não esvazie as causas em si.

Não se trata de um show de rock!

12/06/2013

O protesto que a mídia não mostra.

Foto: Folha de São Paulo
REVOLTA!
A única coisa que eu consigo sentir neste momento é REVOLTA!

Eu apoio veementemente o movimento contra o aumento das tarifas abusivas do transporte público e quero ir pra rua e lutar junto com quem está lá, porém tenho medo de sair e apanhar simplesmente por estar exercendo o meu direito de me expressar.

Alguém acha isso justo num país democrático?

Não quero e nem vou quebrar nada, porém quem me garante que só por estar lá gritando com um cartaz na mão não serei considerada inimiga e poderei até ser presa?
Se até jornalista apanhou e está preso...

Enfim, o que mais me revolta é que tem tanta coisa envolvida nestas manifestações que as pessoas não se dão conta...

As pessoas não veem em momento algum a cobertura enfatizar a razão da manifestação (o aumento abusivo das passagens) e não se questiona sobre?

É IMPRESSIONANTE O GRAU MANIPULAÇÃO A QUE ESTAMOS SENDO SUBMETIDOS!

Há muitas pessoas - e isso inclui desde gente muito pobre até intelectuais como Sr. Arnaldo Jabor - reclamando que os jovens que estão indo pras ruas são rebeldes sem causa que estão reclamando SÓ POR CAUSA DE VINTE CENTAVOS a mais na tarifa de ônibus.
Além disso, alegam ainda que o povo deveria lutar contra a corrupção, contra a violência e contra uma série de outras mazelas deste país, contudo o que estas pessoas não entendem é que:

1 - Ao protestar por algo que pode ser medido em números (como o valor da passagem do transporte) é possível mensurar os resultados e com isso mostrar para a população que vale a pena ir pra rua pra lutar contra a corrupção, a falta de segurança pública, a saúde precária e tantas outras coisas.

2 - Protesto não é o mesmo que passeata! E em qualquer protesto SEMPRE VAI EXISTIR CONFRONTO, o que quer dizer gente machucada, algumas coisas quebradas e muita coisa fora do normal, incluindo o trânsito.

3 – A grande maioria de manifestações populares é ligada a um ou vários partidos. O que não quer dizer que todo mundo que está lá é associado a algum desses partidos.
(*Neste caso, pelo que pude perceber, o movimento está sendo apoiado por partidos como o PSTU, PDB, PSOL e PV)

4 – Sempre haverão infiltrados contratados por bases governistas (municipais, estaduais ou federais) para causar danos à cidade e com isso legitimar abusos por parte da polícia, colocando o povo contra o próprio povo.

5 – N-A-D-A neste país vai mudar se quem for pra rua continuar apanhando e ainda ser recriminado pela própria população pela qual luta.

6 – O maior interessado em calar as vozes destas pessoas é esse sistema público brasileiro que TODO MUNDO TANTO CRITICA, mas que na hora do vamos ver não faz NADA.

7 – É muito fácil ficar em casa reclamando nas redes sociais e falando que antigamente as pessoas lutavam pelos seus direitos. O difícil é ir, meter as caras e tentar mudar as coisas de verdade ou antes de criticar  parar e analisar o que acontece e o que não está sendo dito.

8 – Convenhamos que pelo volume de gente que foi às ruas durante estes dias, se a maioria quisesse realmente vandalizar, o estrago seria milhares de vezes maior.

9 - Enquanto aqui a imprensa e a população se voltam contra quem se manifesta, lá fora os jornais de todo o mundo mostram que a juventude nacional se revoltou contra os abusos econômicos e é apedrejada por todos os lados.
*A incoerência fica por conta de que quando nós vemos qualquer manifestação de outros países achamos lindo como as pessoas são politizadas e lutam por seus direitos.

10 - É por essas e outras que as novas gerações preferem ir embora do país e deixar sua força de trabalho e suas mentes criativas enriquecerem outras nações.

De qualquer forma, novamente afirmo que mesmo com toda a minha convicção sobre a legitimidade dos protestos, sou completamente contrária a qualquer tipo de vandalismo.

11/06/2013

Como protestar sem causar transtorno?


Gostaria que todos que criticam  a manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus "perdessem" um pouco do seu precioso tempo para refletir sobre os reais motivos de somente o lado negro do movimento estar sendo mostrado.

Legal seria se as pessoas que estão em casa pudessem ver os dois lados da moeda. Isso sim seria JORNALISMO!

No entanto, o que acontece, é que a imprensa se esquece de ouvir o que as pessoas tem a dizer e prefere mostrar somente os atos de violência cometidos por uma minoria, ao invés de mostrar a polícia soltando bombas de efeito moral, spray de pimenta e bala de borracha em gente que está lá somente gritando e lutando por algo melhor para todo mundo.

Muita gente alega que fazer esse tipo de manifestação em horário de pico prejudica a própria população, contudo a questão é que quando o povo vai para O MEIO DA RUA a coisa incomoda e quando a coisa incomoda o poder público chega com violência e alguns vândalos se revelam.

Não estou aqui justificando os atos selvageria ocorridos nos protestos de todo o país, mas sim convidando as pessoas a pensar no real sentido da manifestação e no que a MAIORIA das pessoas que estão ali querem.


Você já viu alguma manifestação onde o povo sai de branco, num domingo, gritando por paz ou qualquer outra coisa dar certo?

É PRECISO INCOMODAR SIM! 

E quando falo em incomodar, não falo de destruir nada público ou privado, mas falo do trânsito da cidade.


De qualquer forma, em toda manifestação com muita gente é certo que se perde o controle da massa.

E é fato que muitas pessoas criminosas se aproveitaram da situação para destruir e causar todo tipo de prejuízo, porém por causa de alguns, TODOS são criminosos?

Será que isso faz de TODO O MOVIMENTO ilegítimo?

Além do mais, muita gente se revolta quando começa a ser coagida e tolhida em seu direito de se manifestar.

Saliento ainda que se trata TAMBÉM de uma manifestação que tem envolvimento de partidos como o PV e o PSOL e que por isso não tem apoio da mídia.

No mais, se os manifestantes conseguirem diminuir o preço das passagens as pessoas vão perceber o tamanho de sua força e ai nem governo, nem imprensa e nem ninguém segura o povo que deseja mudar muita as coisa nesse país. 
Afinal, existe motivação maior do que sentir o poder em suas mãos?


Pare, pense e tire VOCÊ suas próprias conclusões.



E se mesmo assim continuar achando que tudo isso é uma palhaçada, me diga: A solução qual é? É se omitir e não fazer nada?