16/08/2011

Panos de chão




Hoje novamente assistindo às novelas, me peguei pensando no quanto alguns homens tem sido retratados como vilões, cheios de interesses, praticidade e falta de escrúpulos.

Em contrapartida, o sexo feminino vem sendo mostrado como se fossemos todas tolas, vulneráveis, sentimentais e solitárias. Em suma, um prato cheio para aproveitadores cheios de lábia e malemolência.

Numa das cenas, assisti estupefada uma mulher de sabe-se lá quantos anos, afirmando que para ser alguém de verdade, nós devemos nos sujeitar a tirania masculina (não necessariamente a física), para aplacar a solidão que por vezes nos faz sentir o pior dos seres vivos ou simplesmente para seguir mantendo as aparências e o mínimo de respeito.

Quem são estas pessoas? Sobrevivem de migalhas por não suportar a falta de alguém? É isso?

Será mesmo que na vida real somos esse bando de carentes levadas no bico, por gente mal caráter e sem capacidade de sentir afeto?

#MEDO

E vc, acredita que as novelas têm exibido um retrato fiel da realidade?

06/08/2011

A mexicanização da namoradinha do Brasil



Há tempos tenho observado o modo histérico com que algumas mulheres são retratadas em nossa teledramaturgia, contudo de algumas novelas para cá a incidência desse tipo de personagem vem se tornando tão frequente que chego me irritar com a quantidade de ilustres desequilibradas, ansiosas e impulsivas.

No momento, o que mais me intriga é por que cargas d´água a Regina Duarte precisa tanto fazer caras, bocas, gestos e trejeitos? Será que já não basta o ridículo torcicolo que a faz pender a cabeça toda vez que algo não vai bem com a personagem que está interpretando?

Nossa! É impossível assistir à novela "O Astro" sem se irritar com a maneira charlatanesca com a Regina vem conduzindo sua personagem.
É um tal de fechar os olhos e fazer aquela cara de louca quando está com raiva, torcer o pescoço para parecer magoadinha, ou ainda andar se esgueirando feito uma cobra para mostrar superioridade sobre outros personagens.

Isso faz parte mesmo da interpretação?
O que me parece é que há várias novelas vejo sempre a mesma personagem, com apenas nomes trocados.

Cadê aquele talento de só pelo olhar mostrar todo ódio que sente ou ainda mostrar irritação e descontrole sem fazer biquinho ou encher as bochechas de ar?

Fico aqui pensando, será que antigamente o nível de atuação memorável era esse ou hoje nós é que estamos acostumados com uma padrão onde as sutilezas são mais apreciadas do que a enorme falta de delicadeza da tal namoradinha do Brasil?

Parece atriz de novela mexicana, com aqueles dramas enoooooooormes e suas "canastrices" peculiares.

Talvez uma solução viável para a intérprete de Clô Hayalla seja viver uma grande e inescrupulosa vilã em outro folhetim. Com direito à dureza de postura e menos melodramas "Helenísticos".