31/03/2011

Insensata audiência



A critica especializada e a própria audiência tem mostrado que Insensato Coração não está sendo uma grata surpresa no horário nobre Global, com sua falta de dramas convincentes, protagonistas de peso e personagens instigantes.
Analisando um pouco mais profundamente, me pergunto: Será que não estamos esperando algo com uma carga dramát...ica além do que se tem mostrado e criticado tanto em outros programas de TV?

Há muito se discute a importância da realidade social ser retratada nas novelas, mas incoerentes que somos, queremos ver barracos, traições, paixões avassaladoras e uma infinidade de grandes tragédias do cotidiano.
O que se esquece é que a vida não é feita apenas de emoções fortes ou que nem sempre o dia a dia é cheio de momentos de puro glamour.
Assim como nos cafés da manhã em família, nas burocráticas salas de trabalho, nos bate-papos de filas de banco, nas incertezas das relações e na falta de afeto ao outro, nossos dias muitas vezes passam despercebidos, com aquele que é terror dos tempos atuais, O TÉDIO.

(Ninguém quer perder tempo! É tudo "junto e misturado" e "neste momento agora". O negócio é estar antenado, atualizado, na vibe... em movimento.)

Contudo, alguns argumentam: "Mas novela é ficcção e entretenimento e como tal, deve nos distrair do monotonia diária..." e é ai que entra a incoerência, pois quando mostram-se as tão pedidas cenas de sexo, nudez, violência (física ou verbal) e tantos outros tabus, esses mesmos que querem se divertir, são os primeiros a criticar e defender a moral e a civilidade.

Agora me diga, será mesmo que a novela está monótona ou a audiência é que anda indecisa e um tanto controversa em seus desejos?

29/03/2011

Àquela...



Absolutamente "Mariada" pela doçura e encantamento de Maria. Aquela que pode ser o maior dos pesadelos femininos, mas que também soube ser a marca da beleza, da paixão pela liberdade de SER e da contradição de sentimentos que só uma mulher pode viver.

PS: Amei rir com Daniel, mas infelizmente ele não soube ter inteligência emocional e tato para ser fiel àquela que sempre o apoiou.

E nessa dança das cadeiras do grande vencedor, venceu aquela que jogou (sim, ela jogou muiiiiiito!) sem passar por cima, sem maldizer e sem trair NENHUM aliado.

VIVA MARIA!
VIVA A FORÇA DA MULHER INDEPENDENTE, SEGURA DE SEU PODER DE SEDUÇÃO E AMIGA DE VERDADE!


"Maria, Maria
É um dom, uma certa magia,
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonhos sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida"

(Elis Regina)

27/03/2011

Aprendendo a jogar



Pela primeira vez em uma final de BBB me sinto dividida...

São os meus campeões: A doçura inconsequente de Daniel, a falta de pudor de Maria e a educação de Wesley.

Tentando explicar, posso dizer que minha torcida se divide por:

Daniel
Meu veneno antimonotonia durante as madrugadas de festas, com seus porres homéricos, suas trapalhadas desastradas, seu despojamento em se jogar nas situações, por me fazer rir de suas tiradas cheias de time e pitadas de humor negro, por seu poder de observação e por representar exatamente o mínimo que se espera de um reality show como o BBB, o entretenimento, a diversão.

Maria
Foi a grande protagonista do show, mostrando suas fragilidades, esfregando na cara de todos o quanto o ser humano pode ser passional, desequilibrado e sem noção quando se apaixona.
Perdendo a linha e o respeito a si própria e com isso me deixando louca da vida - talvez por perceber que muitas vezes já fiz burradas e me humilhei por uma paixão que não merecia uma lágrima sequer dos meus olhos - para em seguida me matar de orgulho e ser forte quando, mesmo bebada, enxergava o jogo feio que seu pseudo amor estava fazendo.
E então, quando eu achava que tudo estava se acertando, lá vinha ela me fazer odiá-la por ficar pedindo e ouvindo mil opiniões e segundos depois ir lá e fazer tudinho o que tinham dito para ela NÃO fazer.
Maria, é o retrato das noites em que bebadas ligamos para nossa paixão por absoltamente nada, apenas para ouvir aquela voz e para, mais uma vez, ser rejeitada em plena madrugada.

Wesley
Ah Wesley... O mocinho educado, gentil, de bom papo, que dá carinho, que ri das nossas maiores tolices, que acha bonitinho quando ficamos bravas, que se preocupa com nossas imensas ressacas e cuida... Cuida sem julgar, sem dar sermão, sem ser o controlador de nossos passos, sem manipular nossos desejos e nem regular nossas mini-saias.
Ai Wesley... Vc conseguiu representar muito bem o papel do príncipe encantado. Sim, aquele príncipe encantado que mesmo sabendo de um possível passado negro de sua amada, aceita, acolhe e a faz assim, feminina, protegida e especial.

Agora eu me pergunto: COMO ASSIM, BIAL?

Acho que preciso aprender a jogar, a torcer, a amar...

15/03/2011

Evolução da espécie... Será?



Eu ainda me choco com gente preconceituosa e intolerante às preferências sexuais alheias! Povinho mais atrasado, viu!?

Definitivamente: NÃO É PQ ALGUÉM TEM GOSTOS SEXUAIS DIFERENTES DOS SEUS QUE VC PODE APONTAR O DEDO, XINGAR, HUMILHAR E DESRESPEITAR O OUTRO!

O mais engraçado é que NINGUÉM sabe o que seu semelhante gosta na cama, até ir lá e provar, mas na hora de discriminar um homossexual, neguinho nem se lembra que tem gente que gosta de xixi na cara, de lamber fezes, de chamar e ser chamada dos piores palavrões, de apanhar, de bater e de uma infinidade de coisas que são muito PARTICULARES. Assim como o FATO de gostar de meninos ou meninas!

Se enxerguem e parem de pensar no que OS OUTROS vão pensar, pois não se criam filhos para serem julgados, mas sim amados!

Odeio quem, com a desculpa de te amar, te diz que é errado justamente AMAR!

NÃO, NÃO E NÃOOOOOOOOO A IGNORÂNCIA!
SIM, SIM E SIMMMMMMM AO APOIO EMOCIONAL, AO CARINHO, A COMPREENSÃO E AO AMOR AS DIFERENÇAS!

05/03/2011

O preço da sedução


Bruna Surfistinha é daqueles filmes em que vc vai assistir desacreditando da qualidade e sai pensando em quanto o pré-conceito foi descabido e o filme surpreendente.

A interpretação de Deborah Secco me transmitiu inicialmente, aquele olhar amendrontado e curioso de menina da Raquel, depois a mudança para o ar desafiador de quem sabe o que quer, passando pela inércia do fundo do poço nas drogas e o brilho da esperança e coragem do recomeço.

Gostei muito do que vi! Uma história densa, intrigante, intensa, que seduz, faz pensar e questionar as escolhas de cada pessoa e o preço que se paga pelas situações que vivemos, pelas situações em que nos colocamos e quais as perdas e ganhos do que a gente se dispõe a fazer para mudar e "ser" livre.

O filme me chocou em alguns momentos, mas na maioria do tempo percebi o quanto há de força, inteligência e personalidade naquela mulher.
O quanto a vontade de SER a faz determinada em transformar suas inseguranças em garra e acreditar que consegue. Mesmo nos momentos mais dolorosos, como quando arrasada pelas drogas vê sua vida ruir, seu status despencar e mesmo assim decide continuar e reconstruir tudo para, mais uma vez, mudar de vida.

Não! Eu não faço apologia a trajetória de vida da Raquel, mas sim a capacidade dela em perceber que a gente sempre pode recomeçar.

Ahhh, contém cenas fortes de sexo, mas que em nenhum momento constrangem por serem APENAS cenas de sexo, mas sim pela idéia de se imaginar na situação onde muitas coisas, dentre elas o dinheiro, se sobressaem aos desejos de Raquel, a pessoa.


RECOMENDO! O filme e o desprendimento de assitir sem preconceitos...